1910
Fundação da empresa por Henrique Vieira
Em 1910, o jovem Henrique Vieira, com apenas 20 anos e movido pelo desejo de concretizar os seus sonhos, resolve começar a trabalhar por conta própria, criando uma empresa que acabaria por se tornar numa referência na produção de soluções para a indústria, em especial para o sector agro-alimentar – a Henrique Vieira & Filhos S.A.
Henrique Vieira inicia a sua atividade com a fabricação de produtos manufaturados, como pequenos alambiques, cafeteiras, sertãs de cobre e tachos, comercializando ainda pulverizadores, trempes, sertãs de ferro e tenazes, todos estes artigos vendidos em feiras locais. As instalações resumiam-se a uma pequena oficina do tipo artesanal, sem qualquer equipamento mecanizado.
1940
Crescimento do negócio
Na década de 40, com a chegada à empresa de 5 dos seus 9 filhos, juntamente com o final da segunda grande guerra mundial, e a situação de um país carente de imensos artigos, assiste-se a uma fase de grande desenvolvimento do negócio. No final desta década a pequena oficina vê-se já provida de equipamentos mais sofisticados.
1950
Destilação
Em 1950 inicia-se o fabrico de máquinas de destilação de aguardente.
1952
Marca Vieira
Em 1952, é registada a marca do pulverizador Vieira e este sistema pulverizador constituía, na altura, o único mecanismo para o tratamento de culturas.
Anos 60
Atomizadores e Pulverizadores motorizados
É convertida de empresa em nome individual para a atual designação “Henrique Vieira & Filhos”. Dotada agora de meios necessários ao desenvolvimento dos negócios, alarga o seu leque de produtos fabricados, concretamente atomizadores e pulverizadores motorizados, além de apostar no desenvolvimento de novas e inovadoras máquinas de natureza enológica.
1964
Motores Bernard
Em 1964, em virtude do seu forte posicionamento na área agrícola, a Empresa passa a ser representante exclusiva em Portugal dos Motores Bernard, motores para bombas de regadio agrícola.
1975
Alteração da estrutura jurídica
Em 1975 alterou a sua estrutura jurídica, passando a sociedade por quotas de responsabilidade limitada.
Anos 90
Marca Vieirinox
No início da década de 90, investiu num novo segmento de mercado que possibilitou alargar a esfera de ação para a importação de equipamento enológico e para a produção de depósitos em aço inoxidável, com marca própria registada: VIEIRINOX. Foi com esta designação - VIEIRINOX - que a Empresa passou a ser conhecida no mercado.
No final da década de 90 a HVF decide aumentar estrategicamente a sua capacidade produtiva de depósitos de inox e adquiriu a Empresa SOINOX. O surgimento do segmento de mercado vitivinícola no contexto empresarial, levou a Empresa a reforçar a sua posição, permitindo atingir a plena capacidade de produção e dinamizar a comercialização de equipamentos enológicos.
2003
Henrique Vieira & Filhos, SA
Passa a sociedade anónima assumindo assim a sua atual denominação social Henrique Vieira & Filhos S.A.
2010
O Centenário
A empresa comemora 100 anos de existência no mercado.
2012
Sistema de Gestão de Qualidade
Em 2012, é implementado e certificado o Sistema de Gestão da Qualidade, materializado através da aplicação da norma ISO 9001, que evidencia o esforço da Organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.
Neste mesmo ano é distinguida com o prémio PME Excelência.
2013
Sistema de Gestão Ambiental
Em 2013, é certificado o Sistema de Gestão Ambiental, segundo a norma 14001, que veio permitir a otimização da utilização dos recursos naturais e uma melhor gestão do impacte das atividades da HVF em termos Ambientais.
O ano de 2013 trouxe um ainda maior reconhecimento, sendo atribuídos à Organização os estatutos de PME Líder.
2014 e 2015
PME Líder
Em 2014 e 2015 a HVF volta a ostentar o estatuto de PME líder pelo seu desempenho económico e financeiro e de gestão.
Em 2015, ocorre a fusão das sociedades SOINOX, Lda. e Henrique Viera & Filhos, S.A. Sendo que a SOINOX funcionava, na essência, como um mero departamento de produção da HVF, os objetivos da referida operação foram o aumento da capacidade competitiva e o aumento da eficiência na afetação dos recursos.
Presente
Crescimento e Novos desafios
A estrutura acionista da Empresa não sofreu grandes alterações ao longo dos tempos, mantendo-se a Henrique Vieira e Filhos S.A., propriedade direta ou indireta de seis filhos do fundador ou seus representantes.
Presentemente, o grande desafio da HVF prende-se com a necessidade de se preparar para intensificar o seu processo de internacionalização. A Empresa tem vindo a apostar crescentemente no mercado externo, particularmente no mercado Espanhol, e é intenção dos responsáveis da Empresa continuar a crescer no mercado externo, mantendo o foco no atingir dos melhores resultados, no acompanhar a evolução dos clientes e mercados, na aposta no know-how técnico, na máxima qualidade dos produtos e serviços, na capacidade de inovação, no desenvolvimento tecnológico e ainda na otimização de recursos e eliminação de desperdícios.